eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

Não seja estúpido ao contratar uma editora sob demanda




O tema já é manjado por alguns que estão metidos na área, no entanto, vale a pena “ver de novo” para quem está chegando agora, para quem já chegou, ou para aqueles que ainda chegarão, cheio de inocência e expectativas...

Literatos do meu Brasil, vou sair do pressuposto que você é um autor iniciante, com fogo no rabo sonhos, decidido a publicar seu primeiro livro com uma editora por demanda. No processo de escolha (dos últimos três anos para cá, as editoras sob demanda, cresceram quase tão rápido quanto as igrejas evangélicas, deixando um leque gigantesco de opções para você se afiliar), atente-se para alguns detalhes importantes:


      - O primeiro passo é pesquisar. Consulte informações sobre a editora, através do Google, das redes sociais, e principalmente, através de escritores que publicaram com eles. Observe quantos livros a empresa tem publicado, a qualidade do material, o design nas capas, o preço final do livro para o leitor. Algumas gráficas editoras prometem comercializar seus livros, mas o preço final é exorbitante. Por mais que sua obra seja uma “coisa magnifica”, o leitor não terá acesso; nem ele, nem você, nem sua família. Pois meu amigo, um livro de 80 páginas onde a editora tem a pretensão de vende-lo como se tivesse 800... dá um tempo, né? Para você ver, que o lucro delas é apenas com VOCÊ, quando VOCÊ paga para publicar. Eles não têm qualquer pretensão de vender sua obra, porque sabem que a maioria delas empaca, e empaca mesmo! 


        -   A coincidência entre uma editora e outra é que TODAS prometem muito, e TODAS cumprem pouco. O básico: Correção, Revisão, diagramação! Pelo amor das periquitas! NÃO confie na “revisão” dessas editoras; elas não revisam nada além do que o programa automático faz. Muito pelo contrario, aceitando cada proposta desses corretores (que não entendem português melhor do que você), ademais de NÃO  corrigirem os erros no texto, ainda conseguem cagar estragar aquilo que está certo! O serviço de correção é tão ruim, que eles conseguem errar o seu próprio nome na capa do livro. A dica é entregar seu arquivo com o mínimo de erros, corrigi-lo você mesmo varias vezes, entregar o texto para quem entenda do assunto e posa revisá-lo para você (um revisor profissional, dois ou três amigos feras no português), pois essas editoras NÃO terão qualquer carinho ou piedade na hora de “revisá-lo”. Creio que um macaco faz essas correções, um símio que aperta botões e aceita tudo, absolutamente TUDO que o Word recomenda!! Não há ninguém minimamente APTO para mexer no seu texto. Confie no que estou dizendo (e desconfie sempre dos macacos de circo, amadores, que trabalham nessas editoras).


      - A primeira falha na conduta do escritor iniciante é a pressa! As editoras se aproveitam da ansiedade de seu cliente, tal qual organizadores de festas de casamento se aproveitam dos noivos. Leia o contrato várias vezes, esmiúce cada duvida, acrescente detalhes que são importantes e não constam no documento. Você pode viver sem as editoras, mas as editoras não sobrevivem no mercado sem VOCÊ! Uma vez assinado o contrato entre as partes, eles devolverão o seu texto em 15, 30 dias (revisado como a cara deles), “pronto para comercialização”. NÃO seja preguiçoso, revise (a revisão) várias vezes, faça um relatório de cada página e linha onde exista erros; exija que a editora arrume cada falha, pois tenha certeza, ele voltará com mais erros do que quando você o entregou.


         - Algumas editoras oferecem vantagens especiais com o pagamento à vista. NÃO seja Naiv, céus!!! Você lembra de todo bom atendimento e amabilidade na hora da negociação? Esqueça! Depois que você faz o pagamento à vista, eles se mostrarão extremamente ocupados e o tratarão com um leve distanciamento, adestrando suas exigências, que nada mais são do que “Pitchis de autor! “frescura”! Você é Rei ao negociar com eles, mas passa ao status de mendigo após. Segure-os pelo dinheiro, parcele o pagamento nas condições máximas. Se alguém tiver que tirar vantagem na negociação, faça com que ela seja sua. NÃO se deixe enganar!


Acerte cada detalhe antes de assinar o contrato, veja quais formas de comercialização que a editora oferece. Exija que os livros estejam nos sites de venda delas, imediatamente após a publicação, pois algumas gráficas “editoras”, embora prometam vender seu livro em suas lojas virtuais e livrarias, esquecem totalmente desse detalhe, e tanto você quanto seus leitores ficam a ver navios... A principio, eles o farão acreditar que sua obra será o “BUM” do milênio, mas na verdade, estão cagando e andando tanto para você quanto para ela. NÃO se iluda! Eles sequer leem aquilo que publicam (tanto com sua obra quanto aquilo que eles produzem). Tem duvidas? Nos próximos posts, mostrarei alguns documentos na prática, o trabalho que uma dessas gráficas editoras vende como ouro no mercado...


Quer conhecer uma das terríveis experiências que tive com uma dessas empresas?
Então clica em algumas das denúncias que eu e outros escritores publicamos  AQUI

LP-Books (Editora LivroPronto), o PESADELO de qualquer escritor!!!

CUIDADO com a LP-Books (Editora LivroPronto)!!




14 comentários:

  1. Bom dia. Amei o post :) Eu estou tentando publicar sozinha o meu primeiro livro nas livrarias online. Está muito difícil. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma cotação conosco, fazemos impressão de livros sob demanda.
      www.imagemdigital.com.br

      Excluir
  2. Olá Geyme, muito chato o que aconteceu com a publicação do seu livro.. :( ...e qual foi o fim da história com a editora? Eles devolveram seu dinheiro, trocaram os livros?
    Hoje fui ao lançamento de uma amiga e a editora era justamente a LP... como estou procurando uma editora...entrei para pesquisar e a 1ª informação que surgiu no google foi a sua...
    Complicado né...
    Sucesso pra vc, um abraço Bel

    ResponderExcluir
  3. Realmente, edição por demanda é osso, mas ainda é uma opção para quem está tentando entrar no mercado...

    ResponderExcluir
  4. Já fiz alguns bicos de diagramação e ilustração em editoras ... isso ai é tudo verdade. O dono um dia me perguntou do que se tratava o livro (como assim?). Ele mesmo corrigiu algumas coisas. E nos bastidores não gostava dos escritores. Lembro-me de uma livro infantil que a mulher teve o cuidado de diagramar na mão com ilustrações a lápis de cor, bonitinho o serviço; o dono me mandou procurar na internet outras figuras que daria menos trabalho ... puxa. Nunca mais voltei e nem recebi!!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não sou rico com a Ar Editora (www.areditora.com.br), pois talvez sou excessivamente franco com os autores... Vendo um conjunto de soluções para quem quer se auto publicar e não um conto de fadas...
    Mas esses falsos profissionais fazem do meu trabalho mais difícil...

    ResponderExcluir
  6. Nem toda editora que trabalha com livros sob demanda, trabalha de forma a abusar ou enganar o autor, seja ele iniciante ou não. O POD(impressão sob demanda) eh uma forma de melhorar a logística e diminuir os custos de impressão.Mas obviamente vender o livro não e fácil, exige um trabalho da editora, com seus representantes e do autor também. Um dos trabalhos mais difíceis que encontro hoje eh exatamente esse, a conversa com o autor sobre sua reais possibilidades no mercado e como este mesmo tem de investir em seu espaço, encontrar seu nicho de mercado.
    Sou uma agente literária que trabalha com soluções literárias no Brasil e exterior.O mercado editorial aqui eh muito mais fechado ao autor de pequeno porte, mas o nicho existe e pode ser trabalhado, mas ele depende mais do autor do que da editora, eis a grande verdade.Cada autor tem um espaço e precisa, antes de mais nada encontrar e conhecer esse espaço para saber suas reais potencialidades.
    Boa escrita.
    Inês Quintanilha (books and writers - soluções literarias)

    ResponderExcluir
  7. Senti seu ódio e estamos juntos, sou publicado por uma editora por demanda e tomei naquele lugar, divulgação zero, trabalho sujo de só viverem dos autores que compram o exigido de exemplares deles.

    ResponderExcluir
  8. uai tentei ler os outros textos que ele recomenda e não abre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta de novo! O link estava fora do ar mesmo... mas agora vai! Tive que puxar um gancho para outro blog :)

      Excluir
  9. tenho em torno de 20 livros escritos e nenhum ainda publicado, são todos direcionados ao Evangelho, mas tem um porém tudo que escrevo é em poesias, rimado, são contos poemas e a biblia em poesias.
    Procuro alguém sério que os publique mas esta dificil, tantos sãoos aproveitadores.

    ResponderExcluir

1. Está vetado o linguajar muito sacana ou ofensivo - salvo exceções bem aceitas, do tipo: xingar o próximo (isso pode!).

2. Se quiser delirar, procure a torcida do flamengo, pois de sacana aqui já basto eu!

3. A gerência de marte agradece a compreensão!

Boutique de Ideias

E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!