Saiu uma propaganda da União Européia por esses dias que gerou o maior bafafá... Assistam o vídeo, pensem e depois me digam se o cara do MKT, não havia cheirado cola de sapateiro ao fazer tamanha cagada estupidez.
Uma mulher branca (A União Europeia) vestida a la Kill Bill se vê cercada de um aparente mestre chinês do kung fu, um indiano praticante de uma luta marcial e um negro jogando capoeira. Eles mostram suas habilidades com o corpo, e o indiano chega a levitar. Para se livrar da ameaça, a mulher apenas respira fundo e cerca os inimigos, multiplicando-se por 12 - número de estrelas existentes na bandeira da União Europeia."Quanto mais de nós houver, mais força teremos", diz o texto que encerra o vídeo (veja acima). A propaganda é da União Europeia e, pelo enredo, vem causando polêmica. Afinal, não é difícil ver que os personagens representam, respectivamente, China, Índia e Brasil, que compõem o bloco cujo nome leva as iniciais dos países emergentes - BRIC (o 'R' é de Rússia, ausente no comercial.)O jornal britânico The Telegraph afirma que autoridades da Comissão Europeia retiraram o filme do YouTube na terça-feira, depois de milhares de pessoas acusarem a propaganda de promover o "imperialismo" e se basear em "estereótipos", em vez de usar a política da boa vizinhança da União Europeia.O comercial, dirigido a jovens entre 16 e 24 anos, foi bem recebido pelo público alvo e grupos de foco, disse em comunicado Stefano Sannino, autoridade responsável pela área de Ampliação da Comissão Europeia. Para ele, os personagens do filme demonstram respeito mútuo e a mensagem final é de "paz e harmonia".Sannino diz ainda que a intenção não era dar sinais de racismo. "Nós pedimos desculpas a qualquer um que possa ter se sentido ofendido. Dadas as controvérsias, nós decidimos parar a campanha imediatamente e retirar o vídeo do ar", disse.Brasileiros que vivem na Europa e assistiram ao vídeo expressam espanto nas redes sociais. "Então os BRICs são uma ameaça e a Europa é Kill Bill?", diz uma brasileira no Facebook.O filme, criado para se tornar um viral nas redes sociais, teria custado 127 mil euros (R$ 298 mil). Apesar de retirado do ar pela Comissão Europeia, ele está disponível em perfis de usuários comuns no YouTube.Fonte: ESTADÃOOh, my God, eu morro e não vejo tudo!!!!
Xenofóbico? Não sei... Mas que o vídeo insinua que a comissão europeia coloca qualquer outro país (principalmente, aqueles em crescimento) no chinelo, usando apenas a cachola e um suspiro, disso, não tenho dúvidas!
Para uma União tão sábia, não me pareceu inteligente esse vídeo...
Vídeo de extremo mau gosto. A crise europeia deve ter atingido os miolos do maluco que inventou o roteiro desta propaganda, só pode.
ResponderExcluirwww.dicasoutravessuras.blogpost.com
Não me parece que no video esteja impresso racismo e xenefobia...afinal a Europa é povoada não só pelos europeus, mas também por povos de todos os cantos do mundo...sendo assim esses (povos) e seus descendentes são considerados europeus tanto que o vídeo acaba com a tal mulher e os outros que compuseram o vídeo desde o início...entendo o vídeo como um apelo "todos juntos "na luta" por uma Europa melhor"...independentemente da cultura.
ResponderExcluirDe qualquer maneira se mil pessoas verem o vídeo e comentarem mil opiniões irão surgir...
Abraços
Manuela
Deixa a possibilidade de dupla interpretação. Mas como o histórico de xenofobia por aí não é pequeno, a gente fica com uma pulga atrás da orelha com as tais "segundas intenções". Você viu uma crônica que publiquei em outro blog sobre a crise europeia e americana?
ResponderExcluirhttp://emquantos.blogspot.com.br/2012/02/god-save-euro.html
Beijo grande, Geyme
Eles são tão fortes que estão nesta crise toda.
ResponderExcluirBjs, Rose.