eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

A entrevista que todo blogueiro sempre quis fazer com um escritor, mas não soube como perguntar... Parte II


Hello people pipou!!!!
Hoje eu gostaria de apresentar (para aqueles que ainda não conhecem): Pétala por pétala, de Sérgio Gonçalves dos Santos, o Beija-flor-poeta, o escritor brasileiro, nascido no Maranhão, que atualmente mora em Munique, Alemanha.

Logo após a resenha, confiram mais uma entrevista bacanérrima e maníaca no quadro: Cara a Cara com Geyme Gouvêa!




Livro: Pétala por pétala
ISBN: 85-785-5027-1
Autor: Sérgio Goncalves dos Santos
Editora: Giz editorial
Páginas: 88
Pétala por pétala nos revela uma obra apaixonada, com perfume de flores e construções análogas, poemas floridos com rosas e pétalas de/com/ sobre amor e paixão, calor e brasa, desbravamento de um novo mundo e o receio de estar só (qual poeta não teme a solidão)?
Ao contrário de conhecidas obras poéticas, que dificultam o entendimento do pensar sobre o verso do artista, Sérgio revela aqui, em: Pétala por pétala, poemas multifacetados, modernos, contemporâneos, sem códigos, e alcança a difícil façanha de desmistificar e (e se posso dizer: Simplificar) o processo poético, revelando uma nova estrutura de criação sublime, sem confundir a interpretação de seus versos por quem os lê. Uma amostra aos leitores:
O amor não passa
Matarei minha saudade
Acabarei toda a dor
Vai passando a mocidade
Só não passa o amor
O coração é quem exalta
E supera a grande dor
Que sinto bem no fundo da alma
Batendo com fervor
Eu sinto bem dentro da alma
Soando com muito fervor
No coração que a ti exalta
E supera a grande dor
A alegria não nos maltrata
Somente liberta o amor.
Entre o lirismo sempre romântico, o trovador em questão é menino e poeta, sabiá e beija-flor, crente e ateu, onipresente na essência mais bela entre poema e poema, entre um lugar e outro; nas cidades, rios, seios e lábios, rompendo fronteira não só de países, mas também de palavras!


Entortando ainda mais o poema de Sérgio:
Pensamentos tortos
Não brinque com a vida
Fresca no telhado
Pense na noite escura
Sobre trilhos paralelos
Como que foge
De ser um perturbado
Exposto ao sol
E aos tubarões,
Cuspido pelo vento,
Sem tocar sequer
Com aquilo que sou.
PS: Eu tomei a liberdade de “engolir” fragmentos desse poema... Quem quiser saber o que ficou oculto, desbravem: Pétala por pétala.


Para aqueles que curtem poemas em alto estilo: Recomendo muitíssimo!

Sérgio, o Beija-flor-poeta, nasceu no Maranhão. Além de ator e músico, ele desenha, pinta e participa em exposições de artes plásticas.
Atualmente, mora com a família em Munique, na Alemanha. 
Quem quiser saber mais sobre o autor e sua obra, cliquem AQUI.
ou, acessem o site: Arte e Poesia.
******************************************
A ENTREVISTA:
Geyme Gouvêa
Sérgio, beija-flor-poeta

         X

               


A entrevista:
Geyme Gouvêa viajou até Munique, na Alemanha, (muito antes da Oktoberfest, shit!!) para beber cerveja saber algumas particularidades sobre o mundo poético e entrevistar Sérgio, o beija-flor-poeta-brasileiro. Confiram a barbárie:

GG- Você acha que os poetas escrevem “difícil” para que os leitores jamais os entendam?
BF- Não, pois o poeta sempre escreve o que vem na mente, muitas das vezes, ou sempre, o poeta escreve o que está grafado na alma.
GG- Um poema sozinho é capaz de gerar milhares de interpretações, assim como: interpretação alguma?  
BF- A liberdade de criar é a mesma de interpretar, é ridículo querer limitar a mente das pessoas, aprende-se com o pensar adverso.
GG- Todo poeta sabe exatamente o que quer dizer ou alguns viajam na maionese?
BF-  Se a maionese for uma rosa, então prefiro a rosa, se for uma princesa, então amo a princesa,... a poesia é um estado espiritual que vem do interior de cada um, antes eu a procurava no meu exterior, até que um dia entendi que eu sou a poesia, pois ela flui de mim e não o contrário. O verdadeiro poeta brota a poesia do nada, ... e em tudo ele enxerga a poesia. Eu me considero uma máquina poética, pena que a vida tem seus limites, ela não é curta, nós é que vivemos tão pouco a intensidade que somos.GG - É necessário rimar na poesia?
BF- Não, não é, ... eu amo a poesia rimada, mesmo assim me entrego aos beijos da poesia livre, ...
GG- Você poderia dizer aos leigos leitores, qual diferença entre poema e poesia, pelo amor de G-Zuis???
BF- O poema devassa, a poesia avassala a alma.
GG- Todo artista é excêntrico e meio pirado? Você acredita que existe um parafuso a menos na cabeça de quem escreve?
BF- Excêntrico e pirado? Beija-me ó musa e me queimo nas suas retinas. Não, não há parafuso a menos e sim, um velejar entre duas ou mais dimensões.
GG- No seu site, há uma foto onde você está peladão, segurando um saxofone... Você malhou muito pra conseguir nádegas tão duras?
BF- Não, eu apenas pratico esporte, ...
GG- Quem fez as fotos do seu nu artístico o assediou?
BF- Fui assediado pela objetiva da minha própria câmera, acredite ou não, eu mesmo tirei essas e outras fotos mais picantes, estava sozinho, não sei se pousaria pra uma outra pessoa me fotografar, ... pelo menos não homem, ... eu amo fotografar, adoro fotografar flores e a natureza,...
GG- Quando você escreve sobre paixão, amor, seios e lábios, como em: “Perdido nos abraços de uma deusa espanhola”, tem algo ou alguém especifico que o inspira?
BF- A inspiração vem de dentro e sempre que escrevo tenho a impresão de estar em transe poético, ... a poesia sai de dentro de mim, ... o que mais me inspira ne uma mulher são seus olhos, o nariz, os lábios, ... quanto aos seios, essa palavra eu a uso pra substituir a palavra coração, que é muito comum entre os poetas que não procuram um novo estilo de escrever, além do mais, o seio é o cérebro da vida, é através dele que o ser humano é alimentado nos primeiros meses de vida,... eu tenho muito respeito e admiração pela pessoa da mulher. Todo mundo fala de Afrodite, de Adones e muitos outros mitos gregos,... O Brasil está minado de deusas, a Espanha é um Deus nos acuda de deusas,... o mundo é cheio de rosas e pétalas magníficas,... Eu penso agora no sorriso e na vivacidade contidos nos olhos da vida.
GG- Sua mulher costuma ficar com ciúmes?
BF- Acho que sim, pois quem não ficaria,... por outro lado, eu havia parado de escrever porque uma ex namorada morria de ciúmes, foram quase vinte anos sem escrever uma gota de poesia. Sabe, eu me preocupava muito com o que as pessoas falavam, voltei a escrever e percebí que é o que eu tanto sei fazer e o que mais amo, e me decidí não dar mais valor ao que andam falando de ruím, apenas decidí ser eu mesmo e escrever e escrever, sinto-me viciado na poesia,... é difícil não pensar sem escrever com mente na página do tempo e grafar nas entrelinhas do coração,...
GG- Viver em outro país o distancia dos seus leitores brasileiros?
BF- A internet facilita muito, eu sou muito comunicativo,... morar longe não significa nada, eu sempre estou borbulhando pela internet e me informando, às vezes quando converso com alguém pelo facebook percebo que a novidade chegou primeiro nos meus ouvidos. Eu amo os meus leitores, são pessoas geniais e formidáveis, amigas...
GG- Existe outra comida na Alemanha que não seja batata e salsicha?
BF- Sim, come-se muita carne, como no Brasil, muita salada e frutas, ... a mesa é variada,... com um único detalhe, normalmente se serve um prato só, quer dizer, não tem muitas variedades, porém, cada dia é uma receita diferente, deve-se esse costume ao período pós guerra, pois o que se tinha era pouco e o melhor mesmo era improvisar... eu gosto de cozinhar, tanto quanto escrever.
GG- O que você acha sobre a cultura de países que arrotam na mesa após as refeições? Isso é mesmo educado? (Eu, particularmente, acho chiquérrimo!)
BF- Arrotar faz bem pro estômago, entretanto, não é bom pra uma boa amizade, alguém que arrota ante uma outra pessoa, é desprezo. Má educação.

E para encerrar:
GG- Você acha que quando o Caetano fala que tudo é lindo, tudo é lindo mesmo, ou ele só quer encher o saco?
BF- O Caetano descobriu o poeta existente dentro de si e assim a ver o mundo com outros olhos,... Tudo é lindo quando você se aceita como é, quando você acredita em si e luta pra conquistar algo, sempre, sem se acomodar ou mesmo se satisfazer com pouca coisa ou com o objetivo alcançado. O poeta é imperfeito em tudo o que faz, é por isso que ele é poeta. O Caetano é um poeta, assim como muitas pessoas que eu conheço,...

Ping-pong:
Um poeta confuso: C. Lichtenberg, muito maluco e bem realista. Um fenômeno,...

Um feio: Eu mesmo (Num acredito!!)
Um preconceito (seu): "Sem pre e sem conceito." (Boa!)

Um livro que não voltaria a ler: Neruda traduzido pro alemão, é horrível, a tradução não bate. Prefiro original, em Espanhol. (Quem pode, pode!)


*************************



Bem, isso foi tudo por hoje!!

Recaptulando:
Quem quiser ver as fotos do poeta peladão saber mais sobre Sérgio, cliquem AQUI.
Gostaria de agradecer aos meus patrocinadores que tornaram possível este trabalho, a viagem até Munique e os cinco litros de Chopp!!

Beijos a todos e até a próxima, fuiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Ass: Geyme Lechner Gouvêa. (A luta contra as entrevistas babacas certinhas continua, companheiros!!!

11 comentários:

  1. Hahha

    caramba!
    adorei mesmo a entrevista, suas perguntas são bem... originais (vamos chamar assim) rs

    Kuss (ohh meu alemão!! +__+)
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Geyme,
    Mais uma entrevista do cacete, ficou ótima! Adorei a pergunta sobre diferença entre poesia e poema..só vc pra dirimir esta dúvida cruel.

    Sérgio,
    Vc provou que quem é poeta faz poesia até ao responder a uma entrevista, parabéns!
    Nice behinds, by the way.
    É pois é, eu fui ver vc peladão..rs.

    Beijo aos dois.

    ResponderExcluir
  3. @Evellyn Evy, um "Kuss" já é um belo comeco, hahaha Beijos, gata!!

    ResponderExcluir
  4. @Laura EliasEu sabia que vc nao iria querer perder essa, Laurix, hahaha Beijos, amore!!

    ResponderExcluir
  5. a vida nao é curta, nós é que vivemos tao pouco a nossa intensidade humana.

    Amei te conhecer, ... obrigado pelo apoio e pela sua amizade,... espero te retribuir tudo isso um dia,...

    Bjs e felicidades mil do seu amigo

    Sérgio, beija-flor-poeta

    ResponderExcluir
  6. Laura, obrigado pelo carinho,... abracos e felicidades mil

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista. Eu me diverti lendo.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  8. São por essas e outras que passeamos no universo dos outros que como você trás novidades para os que não conhecemos. Fiquei alegre em conhecer mais um dos nossas bom e dinâmico artista brasileiro.
    A entrevista ficou "eu acho" com a sua cara, de bebedora desnaturada do chopp alheio. Risadas.
    Abraço e felicidades para vocês aí na Alemanha.

    ResponderExcluir
  9. @S�rgio, Beija-flor-poetaFoi um super prazer ler o seu livro e fazer essa entrevista contigo, Sérgio!! Conte sempre comigo...!!!

    Beijo enorme, queridao!!!

    ResponderExcluir
  10. @C.Cris, queridona minha, vou te responder por lá já já.... Bis dann... Beijinhos....

    ResponderExcluir
  11. Geyme, querida, depois eu volto para comentar. Tá doendo demais.Agora só vim agradecer o carinho e a solidariedade comigo. Isso é inestimável, minha amiga! Um beijo grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir

1. Está vetado o linguajar muito sacana ou ofensivo - salvo exceções bem aceitas, do tipo: xingar o próximo (isso pode!).

2. Se quiser delirar, procure a torcida do flamengo, pois de sacana aqui já basto eu!

3. A gerência de marte agradece a compreensão!

Boutique de Ideias

E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!