eBooks Amazon

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
TRANSLATE

Bye bye Brasil: De volta à Alemanha


Dê valor aos momentos e não às lembranças, porque o passado nunca volta.


Definitivamente não parece ter sido ontem que retornamos ao Brasil...

De 2009 a 2012 morei na Alemanha com meu marido por agradáveis e felizes três anos. Se eu fizer uma média do tempo em que ficamos em cada lugar lá, chego aos míseros sete meses para cada apartamento. Durante esse tempo (só dentro da Alemanha) foram cinco mudanças (sem contar a sexta internacional para o Brasil); três cidades diferentes: Leipzig, Weimar, Nuremberg.
Não sei se já disse isso antes, mas desde 2004 (ainda solteira) que me mudo de lá pra cá, somando diferentes cidades, países e idiomas, na bagagem da minha última década.
De 2013 até agora – Março/2015 - voltamos a morar no Brasil, por escolha e insistência minha, pois não aguentava mais tanta saudade de coxinha e cerveja em lata :0 :o (podem me dar um soco na cara, vai!)
Durante os seis anos que estou casada (desde 2009), foram oito mudanças. A nona será agora, semana que vem, de retorno à Alemanha. Se estou feliz?
Bem, os últimos dois anos aqui não foram fáceis. A burocracia brasileira comeu não somente o meu cérebro, como principalmente o do Deutscher, meu marido, que teve muito menos paciência e habilidade para compreender o incompreensível desse país: a burocracia brasileira! Inútil e cara, a BUROCRACIA não passa de um processo vagabundo com o único propósito de ATRASAR e EXTORQUIR!  Nada mais!
Brasileiro que mora fora por um tempo, comumente tende a sentir saudades das coisas mais simples de “casa”. Em geral, somos presas fáceis da gula e do estômago. Claro que também senti saudades de pessoas enquanto estive fora: alguns amigos, poucos familiares. Mas fazendo os cálculos, hoje percebo que fiz mais amigos na Alemanha do que deixei aqui no Brasil. Que os familiares do meu marido precisam muito mais dele lá do que os meus de mim aqui. Que as pessoas que deixei no Brasil três anos antes não são mais as mesmas que encontrei três anos depois. E diga-se de passagem: Nem eu! 


Desapego.
Soltar. Entregar. Deixar ir.
Deixar partir. Fluir.
Viver no presente. Sem o peso do passado.
Sem expectativas para o futuro.
Saber de nossa finitude.
Saber que somos passageiros.
Sem posses. Sem medo. Sem culpas.

Não sei se é mania de brasileiro isso, ou apenas mais uma boçalidade do ser humano em geral, porém, quando retornamos para nosso país depois de morar um tempo fora, há os amigos que querem saber absolutamente tudo, e aqueles outros que ficam de lado, apenas escutando calados, esperando o momento de poder comentar que você já não é o mesmo, que voltou dos cafundós se achando, que virou bobinho, que não vai cheirar o seu rabo feito todo mundo, pois você não está com essa bola toda... tsc tsc tsc acreditem ou não, mas tosse e inveja são lances que não dá para esconder (e nem deixar de notar)!
Dizem que o brasileiro que sai do país, retorna, e depois volta a sair, não volta mais. Agora, saindo não pela segunda, mas pela terceira vez, entendo exatamente o que isso quer dizer. Essa balança de prós e contras só é possível de ser medida quando se tem a oportunidade de reexperimentar. Quem reexperimenta, e gosta, não sai mais. Quem reexperimenta e sai novamente, provavelmente nunca mais volta!
Em uma semana estarei na Alemanha, mas dessa vez, não como quem chegou lá em 2009 - sem falar uma palavra do idioma, desconhecendo os costumes do dia a dia; sem sequer saber como pegar o bonde, separar o lixo ou devolver as garrafas de bebida no supermercado. Chegarei lá agora com a casca mais grossa, melhor preparada, mais madura; dessa vez com projetos e objetivos bem específicos... Ansiosa, sim! Mas também com os pés no chão!
Experiência é foda porque a gente não a esquece jamais. De alguma forma nós a absorvemos ou é ela quem nos absorve. Enquanto o passado fica para trás, tal qual uma página virada, a experiência nos acompanha, onde quer que vamos ou estejamos! 

Bye bye Brasil! 
A gente se vê nas férias de algum ano. 
Desejo o melhor pra você, país do meu <3! 

Que o futuro seja muito melhor que o presente caótico que vemos agora: vergonhoso, incerto; ladrão! Nem que para isso a mudança precise ser extremamente radical...

Se você está deprimido,
Você está vivendo no passado;
Se você está ansioso,
Você está vivendo no futuro;
Se você está em paz
Você está vivendo no momento presente.
(Lao Tzu)



E você, já pegou no livro hoje?

Ebook de Segundas Intenções na Amazon

eBook Best Seller na Amazon: Segundas Intenções

Oi gentem! Tudo certinho com vocês? Eu não poderia estar melhor! Rezemos! J ;)  A promoção dos meus eBooks na A...

Qualquer semelhança desse blog com a realidade, é pura cagada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilha mais essa asneira também, bro!!!